Marcas do preterimento na auto estima da mulher negra

A auto estima da mulher preta tem que ser construída diariamente, levantar da cama olhar para o espelho e dizer: Eu sou bonita sim! Eu existo! E eu resisto!

Porque assim que vc colocar o pé para fora de casa, o mundo inteiro vai dizer o contrário, e não é necessário alguém parar na sua frente e falar: ‘Que mulher feia!’, pois ao não conseguir se ver nas novelas, nas revistas, nos outdoors, ao ser preterida, ignorada, invisibilizada para relações estáveis, eles já estão afirmando isso, baseados no racismo e machismo.

E isso deixa marcas profundas, que vamos interiorizando desde à infância, e chega a fase adulta. Pois bem. Atentem-se para este fato:

Das poucas negras que pude conviver, notei algo em comum, nenhuma gostava de tirar fotos. Nossa o que isso tem a ver? Tem tudo a ver, será que não gostavam mesmo, ou ali ficava explicitamente gravado tudo que evitavam olhar? O reflexo de si e a comparação com o outro indivíduo dito padrão. Ou ainda aguentar os comentários racistas: ‘ Liga o flash senão ela não aparece!’ ou ‘ Você não saiu na foto!’ seguidos de gargalhadas de todos os presentes, e o constrangimento sentido. Mas foi só uma brincadeira né? Pra que criar uma situação?

A dificuldade em receber elogios, também é uma marca que carregamos, afinal como vamos acreditar, sendo que a sociedade negou, e continua negando o nosso valor. Ah mas eu sou uma preta empoderada! Eu me aceito! Que bom. Mas ainda assim pode ser que fique aquela dúvida da verdadeira visão, que o outro que te elogiou, tem realmente sobre você, e ficará na defensiva. Temos que ter cautela sim, mas também devemos nos permitir, pois somos dignas de amor.

Eu sei que é muito fácil falar, e difícil colocar em prática no nosso dia a dia. Mas por isso estamos aqui, umas pelas outras, sempre.

Se alguém cair, a gente levanta tá?

Por: Alessandra Eduardo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s