Mulher negra e maquiagem: A saga

Esta bela mulher na imagem é a modelo sudanesa Nykhor Paul, ano passado ela fez um post revoltado em uma rede social falando do despreparo e me permito acrescentar falta de interesse dos maquiadores em terem produtos para a pele negra, em especial negras retintas.  Se disse desrespeitada, pois enquanto as modelos brancas só se preocupam em aparecer para o trabalho, ela tem que comprar os próprios produtos e levar para o maquiador, parece que sempre precisa estar se desculpando por ser escura demais.

Nossa , sério? Que pauta fútil, vc não está acompanhando o movimento make up free, a luta para se libertar desta imposição de beleza contínua sobre as mulheres? Claro que estou! Mas tinha algo neste movimento de boicote a maquiagem que me incomodava e eu não sabia porque, e depois percebi, esta pauta é para as mulheres brancas!! Como vc vai boicotar uma coisa que nunca existiu pra vc?

A indústria dos cosméticos em geral sempre foi pensada para elas! Agora elas cansaram e iniciaram este movimento, e você preta, tem que entrar na onda porque? Não! Temos que lutar para sermos enxergadas como gente! Como mercado consumidor! Eles tem que se dar ao trabalho de ir pesquisar a variedade de tonalidades de pele que existem entre nós! Chega dessa invisibilidade! O mercado nacional ainda é vergonhoso, mas está melhorando devido a pressão que estão sofrendo, e se vc é negra de pele clara não seja egoísta, enquanto uma ficar para trás não estamos tds representadas, compartilhem abaixo a experiência e a opinião de vocês sobre este assunto! E para as feministas brancas só tenho uma coisa a dizer: depois que as marcas nos virem, e a gente se cansar e quiser, a gente boicota tá?

Por: Alessandra Eduardo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s