O que há por trás do desejo de ser rapunzel

DE ONDE VEM ESSA VONTADE LOUCA DE QUERER SER A RAPUNZEL?
– Mina chata do cara.. Agora não posso usar/ter/gostar de cabelo longo?
Exatamente.Vou até parar por aqui.
Não né. Baixa a guarda aí. Bora ter um bate papo tranquilo.
Eu participei de uma live com outras mulheres negras, e uma situação que eu sempre considerei um caso isolado na minha infância, fui surpreendida ao descobrir que não foi. Eu e minhas primas tínhamos o costume de colocar saias na cabeça para fingir que era cabelo comprido, o dia inteiro brincando com aquilo pendurado, e só tirávamos na hora de tomar banho e ir dormir. Ai das nossas mães vim tentar puxar, era uma choradeira que só. Elas acabaram cedendo. Hj em dia contam essa história e td mundo ri. Não é engraçado. É triste. Problemático. Pq essas crianças pretas não conseguiam ver beleza nos próprios cabelos crespinhos curtos? O que elas estão interiorizando e carregando pra vida adulta?
Se hj a representatividade ainda é pouca, e proporcionalidade não há, imaginem 20 anos atrás. Se voltar mais ainda a coisa só piora. Foi cruel crescer numa sociedade esmagadoramente branca, então aquele tipo de comportamento é mais do que esperado.
Quando o assunto é ter os cabelos compridos implicam muitas variáveis, destacando se o machismo e o racismo.
A primeira: Homens preferem cabelos compridos, porque além de acentuar a feminilidade, TEM que ter o que puxar na hora do ”vamo vê.”
Olha, se o seu companheiro (ou um possível futuro) te reduzir a apenas extensos fios capilares, acho valido repensar essa relação.
A segunda: Começa lá na infância, quando a loirinha que é a considerada mais bonita da sala, diz que o cabelo dela é bom, comprido e balança, e o seu não. Na adolescência, quando esse mesmo padrão de menina, senta na carteira em frente a sua, joga o cabelo de proposito na sua cara, e vira pra pedir desculpas com ar de deboche. (Pior que tem mulher adulta que ainda faz isso.)
E acabamos assimilando inconscientemente. Fui pesquisar sobre cabelos crespos no google, e o mecanismo de busca me sugeriu: “Como fazer cabelo crespo CRESCER PRA BAIXO.” Oi? Pessoas que  fizeram essa procura, com certeza internalizaram fortemente o conceito de beleza da imagem anexa.
Pesquisando sobre cabelos na história, não encontrei nd relevante para mulher preta. Pq? Provavelmente porque estavam com os cabelos enrolados em panos, limpando casa de mulher branca. As patroas tinham nojo, achavam feio e pediam para esconder. Fato verídico.
Muitas mulheres passam uma vida inteira sob essas amarras:
– Eu PRECISO ter o cabelo comprido para ser bonita, eu PRECISO ter o cabelo comprido pra viver!
Não meu bem. Para viver vc precisa tomar água, respirar, dormir. Você foi programada a achar que sim, isso vai nos consumindo e nem percebemos. Use seu blackão pra cima sim! Raspe sua cabeça se quiser! Isso não te faz mais feia e nem menos mulher!
Quando vc conseguir se livrar de mais essa carga da branco normatividade, vai sentir como é libertador.
Vai chegar ingenuamente em algumas e falar:
– Moça, vc tá com torcicolo, espasmo, posso ajudar?
😛
Deixe um comentário

