Eu conheço seu tipo!

Ouvi essa frase, em muitas situações durante toda minha vida, e não entendia o real significado, e o peso que ela carregava. Até hoje.
Comecei a me perguntar o porquê das pessoas em geral, não questionarem quando um branco relata algo, e faz acusações contra pessoas negras. Se o branco falou então é verdade. Mas porque?
Cada vez que eu tenho que revirar o meu baú de memórias, está sendo muito difícil, pq agora eu consigo enxergar o real motivo de eu ter vivido uma determinada situação e isso é bem doloroso, mas vou abrir com vcs:
No período da pré escola (dos 4 ao 6 anos), eu era mandada constantemente para trás da porta da sala de aula. Nossa, mas como assim? (Educação dos anos 90, se a ”tia” achasse que vc tivesse feito algo errado, te mandava ficar em pé atrás da porta, e as vezes com uma orelha de burro feita de cartolina.) Era uma instituição majoritariamente branca, de 300 crianças, havia eu e mais duas negras, em salas diferentes. Sempre que acontecia algo, recaía sobre mim, e as professoras nunca me ouviam, ou me deixavam explicar, e a criançada percebeu essa dinâmica, tanto que se eu não fizesse o que eles queriam, ameaçavam inventar e ir contar para a tutora, e era sempre assim:
(Professora para criança branquinha)
-Nossa princesinha, pq vc está chorando? O que ela fez pra vc?
(Eu)
– Eu não fiz nada tia! Ela que..
(Professora pra mim)
– Que menina mais feia! Não adianta tentar me enrolar, conheço seu tipo, vai pra de trás da porta.
Foram 3 anos neste inferno. Muita coisa aconteceu depois, mas vou jogar um efeito especial aqui. Vamos pular 15 anos.
Ingressei em uma Universidade Federal, no curso elitista que é a Engenharia, machista, e branco. Eu mesma, a filha da empregada, cheguei metendo o pé na porta e tomando o que eu tenho direito tb. Obviamente que isso incomodou muita gente, inclusive professores machos brancos. Terceira semana de aula, tds receberam seus trabalhos corrigidos, menos eu. Levantei e fui questionar o homem:
– Professor, o senhor não entregou meu trabalho.
– Você não fez.
– Na verdade eu fiz sim, entreguei junt..
Ele gritou na frente da sala toda:
– Se eu falei que vc não fez, vc não fez! Não sei como era da onde vc veio, mas aqui vc não vai me enganar não! Conheço seu tipo..
Depois de um tempo ele achou meu trabalho, e mandou um email se desculpando.
Agora eu pergunto para a branquitude: que TIPO é esse?
Começam a engasgar e não vão responder!? Eu respondo por vcs, o tipo que carrega a PELE NEGRA! Admitam o quão RACISTAS vcs são! Vcs nos descredibilizam, silenciam, culpam, não tem empatia, nos matam psicológica e fisicamente todos os dias por sermos negros. Chega de engolir história única e assumir os papéis estereotipados que ganhamos de vcs, negra barraqueira, negra agressiva, negra mentirosa…E pessoas negras que entram na onda sem questionar, abram o olho, hj foi com outro, mas amanhã pode ser com vc.
Ah e branco, não venha me dizer que estou exagerando…
Até porque eu sim, conheço seu tipo.
😉
Anúncios

8 comentários

  1. Que texto demais! Eu realmente tenho vergonha de ser branca. Eu não consigo suportar coisas do tipo, sinceramente me dá nojo de pensar que as pessoas são tratadas de uma forma tão ridícula só por causa da cor da pele. Mas seu sangue é carregado de luta e espero que não seja eterna 💕

    Curtido por 1 pessoa

    1. Diria pra você não se envergonhar da sua cor de pele, assim como nós, negros, não podemos ter da nossa. Se for “vergonha alheia”, tudo bem, mas quem você é, independente de compartilhar uma característica com outras pessoas, não te faz igual a elas, né?
      Siga em frente, e acredite, muitas pessoas brancas respeitam pessoas negras.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Sensacional!
    Lindo e agregador esse texto.
    Por isso temos (negras) que nos fortalecer todos os dias bebendo da nossa fonte de cultura, bravura e de resistência. Nossas referências (Nelson Mandela, Martin Luther King, Rosa Parks, Nina Simone) e entre outras (os), não lutaram para que hj nos calassem os.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s